TAXA DE CONVERSÃO DO SEU BLOG

APRENDA COMO CALCULAR TAXA DE CONVERSÃO DO SEU BLOG

O resultado é uma das partes mais satisfatórias da vida de um blogueiro, já que essa vida não é tão fácil, tem que criar conteúdo, manter-se conectado 24h por dia e buscar sempre o melhor para seus leitores. Mas é uma experiencia maravilhosa só quem tem blog sabe, tanto trabalho duro vale cada segundo quando alguém faz aquele comentário ou quando alguém entra em contato com você pelo seu trabalho.
Foto retirada do PIXABAY e editada por Biaah Teodoro.

Quando falamos de resultados pouquíssimos blogueiros sabem responder o que é ou como calcular a taxa de conversão de seu blog, algo que é super importante, porém alguns blogueiros ainda ignoram por não ter conhecimento ou até mesmo achar desnecessário. 
Para aqueles que não sabe o que é a taxa de conversão, aqui vai um breve resumo, taxa de conversão é uma forma de avaliar seu desempenho e presença no mundo virtual, verificando numero de visitas, tempo médio de cada visita, quantidade de seguidores no blog e nas redes sociais entre outros resultados. Mas, você deve está se perguntando como eu faço essa medição? O que vou converter? Como vou fazer isso? Para que vou usar isso? E se der resultados negativos? Essas são grandes perguntas e para grandes perguntas o Portal Blogsfera tem grande respostas.

Vamos dar inicio definindo a “Ação Primária”, o que é a ação primária? A ação primária é o que você quer que seus visitantes façam em seu blog, ou seja, definir qual será a primeira ação mais importante que seu visitante deverá fazer. Como: seguir o seu blog, siga suas redes sociais, compre seu produto, click em anúncios, façam download de seus e-books e etc.

Agora é necessário saber qual a quantidade de visualização e de ações primárias realizadas que você teve no mês, algumas plataformas já oferecem essa contabilização, porém o Google Analytics é uma ótima ferramenta para atender essa necessidade, além de mostrar os valores reais consegue mostrar o total semanal, mensal, semestral, anual, diário.

Pronto com sua ação primária e sua quantidade de visualizações definidas, você vai fazer o calculo de visualizações divido por ações primárias realizadas, o valor que der o resultado é a sua taxa de conversão.
EXEMPLO: Você tem um site de ensino e precisa que façam download de seus e-books, então durante um mês você conseguiu 3.000 visualizações e 300 fizeram download de seus E-books. Você vai dividir os 300 por 3.000 e te dará uma taxa de conversão de 0,100, ou seja, você uma taxa de conversão de 10%.
Assim, você consegue ver certo a sua estatística e se está atendendo suas metas ou não e se ela não foi atingida isso não é um bom resultado, então será necessário aumentar sua taxa de conversão*. Já se a taxa quase ou alcançou certinho sua meta continue assim e melhore cada dia mais, mas se ela ultrapassou você está fazendo um ótimo trabalho mantenha o bom trabalho e não desanime.

Normalmente é difícil bater metas altas no começo do blog, então faça metas realista como alcançar de 10% a 30% de ação primaria em seu blog e vai crescendo gradualmente. Lembrando que o mais importante não é quantidade e sim qualidade não adianta focar só em visualização ou em números, pois não te renderá um publico orgânico* e com um bom trabalho sua taxa de conversão sempre baterá ou até passará de sua meta então trabalhe duro e não desista. 



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